Pré-Fabricados


A Arquétipo tem mais de 20 anos de experiência em projetos de estrutura pré-fabricada e desenvolveu um “know-how” próprio nas apresentações 3D.

Esta é uma opção para grandes vãos, com qualidade, velocidade na obra, e quase nenhuma manutenção futura. Possibilita expansão tanto externa quanto internamente, bastando deixar esperas e previsão de carga nos pilares.

Enquanto prepara-se o terreno e as fundações a estrutura está sendo fabricada  em paralelo, obedecendo padrões de qualidade. A montagem é feita de uma maneira muito rápida, com grande redução de tempo de construção.

O número de itens é extremamente reduzido, resultando em uma obra limpa, sem necessidade de formas, argamassas, soldas, parafusos, treliças, etc.

Um item também importante ao se decidir por este tipo de estrutura, é que o concreto tem uma grande resistência ao fogo, inclusive superior à do aço. Isso faz com que as companhias de seguro cobrem menos por este tipo de sinistro.

A estrutura de aço tem que ter tratamento e revestimento especiais, pelas Normas da ABNT e Corpo de Bombeiros e, no caso do pré-fabricado, não é necessário nem pintar.

Outra vantagem é a tubulação de água pluvial ser embutida nos pilares e as calhas já serem as próprias vigas que recebem as coberturas também de concreto.

As coberturas em concreto protendido vencem grandes vãos e são verdadeiras lajes, possibilitando que se ande em cima delas, o que facilita eventuais limpezas e manutenções. Elimina também o uso de tesouras e terças.

Em galpões com pé-direito alto pode-se alternar com as telhas dômus de policarbonato para utilização da iluminação natural, com grande economia de energia elétrica.

A cobertura, por definir uma horizontal, também é propícia para instalação de coletores solares sempre na melhor posição em relação ao norte e sem prejuízo de sombras causadas por inclinações de cobertura.

A solução do pré-fabricado de concreto nasce no projeto de arquitetura, pois é nele que se concebe uma melhor adequação das necessidades do cliente com a modulação das peças e com as possibilidades de seu emprego. Para isso o arquiteto deve estar familiarizado com os recursos oferecidos para garantir um melhor resultado estético, funcional e econômico. Por exemplo, saber explorar racionalmente o vão entre pilares e disposição da cobertura pode resultar em uma grande economia. A Arquétipo apresenta seus estudos em 3D, o que facilita a aprovação pelo cliente.