Programa CURUMIM

 

Governo do Estado de Minas Gerais

Em 1991 o arquiteto Armando Valenzuela desenvolveu o projeto denominado de CURUMIM para a então Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de Minas Gerais – SELT.

Em 2008, foi contratado, respeitando os seus “direitos autorais”, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE para fazer uma atualização e incrementação do projeto.

Originalmente a arquitetura foi concebida lembrando uma tenda de circo e com as cores da bandeira de Minas Gerais, o que foi mantido.

O CURUMIM é uma espécie de “clube” para a infância da periferia, como apoio às escolas formais. Em um horário a criança esta na escola formal e no outro no CURUMIM, onde recebe lanche, uniforme, lazer, recreação, esporte e reforço escolar. A filosofia é a “educação o dia inteiro sem ser escola o dia inteiro”, diferente da pedagogia que norteou as escolas de horário integral da linha antropológica Darcy Ribeiro e Brizola (CIAC´s, CIEP´s da época Collor, principalmente). O programa recebeu orientação pedagógica direta, do professor Antônio Carlos Gomes da Costa, na época presidente do CBIA. O idealizador e executor do programa na SELT – Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo, foi o então Secretário de Estado João Pinto Ribeiro. O programa teve o seu reconhecimento pela UNICEF como um excelente e criativo programa educacional, sendo levado como exemplo para várias partes do mundo.

Na concepção arquitetônica existe um equipamento principal, e módulos anexos que se completam conforme as necessidades de cada local. Procurou-se a forma de “kits” de arquitetura a serem escolhidos e adaptados, sob critérios técnicos e com transparência dos investimentos. Além desta logística e funcionalidade a arquitetura permeia espaços abertos com os equipamentos numa dinâmica paisagística e lúdica.

A área verde abundante interligando os módulos cria um clima de beleza e de cumplicidade com a natureza. Isso diminui o impacto das construções na paisagem como  um todo e ressalta a dinâmica da arquitetura de maneira singular.  Foram previstos horta, pomar, árvores e jardins ornamentais.

«
»